A Microsoft está estudando inteligência artificial usando o Minecraft como ferramenta.

Todos nós sabemos aqui que o Minecraft é muito mais do que um jogo. Na verdade, e por um período de tempo relativamente curto, ele tem sido até uma ferramenta educacional, cujo objetivo é educar e ensinar dinamicamente os alunos em salas de aula em escolas ao redor do mundo.

Como se isso não bastasse, a Microsoft encontrou outra maneira legal de usar o Minecraft, neste caso como plataforma de pesquisa de inteligência artificial. Uma equipe de pesquisa da Microsoft apresentou oficialmente o Projeto AIX, cujo objetivo é ensinar à Inteligência Artificial os diagramas que os humanos usam para resolver certos problemas ou alcançar certas conquistas, que, apesar de sua complexidade, podem nos parecer muito simples.

Esta equipe criou um “agente” cujo objetivo é realizar certas tarefas dentro do Minecraft, como subir ao ponto mais alto de um mapa ou evitar cair na lava, entre outras coisas. Tudo isso a partir de um “agente” que aparece no mundo virtual sem nenhum conhecimento de seu ambiente, ou seja, não entende nem sabe nada de onde está.

Por tentativa e erro, como cair na lava ou ficar preso em certas áreas, e graças a um sistema de recompensa, espera-se que esse agente seja capaz de entender o que é importante e o que não está no mundo que o cerca.

Imagem onde vemos a equipe investigando inteligência artificial usando o Minecraft, em um projeto chamado AIX.Equipe de projeto AIX

Em suma, e para que todos nos entendamos, esta equipe da Microsoft tem como objetivo criar uma entidade capaz de entender o que e como certas tarefas devem ser realizadas no Minecraft, em vez de ser programado para executá-los. Isso é o que a distinguiria de qualquer criatura no Minecraft, que realiza certas ações porque está programada para isso, não porque descobriu que tem que fazer.

A Microsoft até agora usou o Project AIX para suas próprias pesquisas de inteligência artificial, fornecendo acesso a um pequeno número de pesquisadores acadêmicos, mas neste verão o AIX estará disponível para todos por meio de uma licença de código aberto.

Você pode saber mais detalhes sobre este projeto aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *